Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

15 de Setembro 2017
a 18 de Março 2018

VISTO DE COIMBRA - OS JESUÍTAS ENTRE PORTUGAL E O MUNDO

A exposição Visto de Coimbra – os Jesuítas entre Portugal e o Mundo tem o seu foco sobre a Companhia de Jesus, que ocupou os espaços onde hoje está instalado o Museu da Ciência da UC, coincidindo com um momento de impacto mediático da Companhia, seja pelo filme Silêncio de Scorcese, pelas descobertas recentes de documentação na Sé Nova de Coimbra, ou pela visita a Portugal do primeiro Papa jesuíta de sempre. O seu nome inspira-se numa gravura da Lua da autoria do padre Cristovão Borri, feita em Coimbra (1626) e publicada na obra Colecta Astronomica (1629) antes de Borri partir para a Ásia. Trata-se da primeira ilustração científica na área da astronomia feita em Portugal e a segunda a ser publicada, apenas precedida pela de Galileu na sua obra Siderius Nuncius, 16 anos antes. Esta gravura é prova da ciência experimental e do projecto pedagógico da Companhia de Jesus, que então reproduzia as experiências científicas mais recentes, dando conhecimento delas ao mundo num inovador processo de globalização. 

A exposição divide-se em dois espaços, um dedicado à História da Companhia em Coimbra, outro às missões jesuítas no mundo. Na primeira sala encontramos manuais do curso filosófico - os Conimbricenses, o livro de Álgebra (1567) de Pedro Nunes seguido pelo jesuíta matemático Clavius, um dos maiores responsáveis pela difusão da obra de Nunes na Europa, as peças de teatro das tragédias sacras acompanhadas de coros musicais encenadas  pela primeira vez em Coimbra (1562), expressas em manuscritos originais do acervo da Biblioteca, entre outros. A segunda sala é marcada pela árvore geográfica jesuíta de Kircher (1667), transposta para o planisfério de Ortelius (1570), no século de ouro da expansão jesuíta entre 1550 e 1650. As manchas nas regiões das cinco assistências jesuítas permitem visualizar a verdadeira dimensão da província portuguesa, de longe a mais vasta e abrangente onde a assistência se tornou verdadeiramente internacional e globalizante.

Os objetos das coleções do Museu da Ciência, em particular da coleção etnográfica, ilustram o contexto religioso, social e cultural com que os jesuítas se confrontaram na sua vertente de evangelização. Livros, manuscritos e outra documentação pertencem aos acervos do Arquivo da UC e da Biblioteca Geral da UC. Alguns tesouros jesuítas relevantes foram solicitados a outras entidades: o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Diocese de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa, a Comunidade do Noviciado do Santo Nome de Jesus. Estão ainda em exibição objectos de colecções particulares gentilmente cedidos por Louzã Henriques, Carlos Nabais Conde, Maria do Rosário Martins e Eugénio Maia do Amaral.

Marque visitas guiadas nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de Novembro às 15H00

 


MAIS INFORMAÇÕES

Preçário geral do museu


FICHA TÉCNICA

Direcção

Carlota Simões

Paulo Coelho

Pedro Casaleiro

 

Comissão Científica

António Júlio Trigueiros SJ

Carlota Simões

Henrique Leitão

Margarida Miranda

Maria de Lurdes Craveiro

Mário Santiago de Carvalho

Pedro Casaleiro

Rui Lobo


Museologia e Conteúdos

Ana Maria Bandeira (exp. AUC, Cultura Ciência e Culto)

António Eugénio Maia do Amaral (exp. BGUC, A Conimbriga Urbe ad Orbem – de Coimbra para o Mundo)

Helena Pereira

Pedro Casaleiro

Teresa Girão


Conservação

Ana Cristina Tavares

Carla Coimbra

Cristina Rufino

Gilberto Pereira


Programa Educativo

Carlos Serra

José Cid Gomes


Divulgação

Ana Maria Dias


Apoio Técnico

Rita Portugal


Produção, Montagem e Design Gráfico

T.ART


Parceria

Arquivo da Universidade de Coimbra

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

 

Colaboração

Carlos Nabais Conde

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Confraria da Rainha Santa Isabel

Comunidade do Noviciado do Ss.mo Nome de Jesus, Cernache

Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Diocese de Coimbra – Sé Nova

Herbário da UC

Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC

Manuel Louzã Henriques

Maria do Rosário Martins

Miguel André Duarte Martins

Museu Nacional de Machado de Castro

Observatório Geofísico e Astronómico da UC

Projeto de Imagem, Media e Comunicação da UC

Sun Yat-Sen University, Guangzhou, China

Tânia Oliveira

Agradecimentos

Alexandra Curvelo, Ana Alcoforado, António Leal Duarte, António Pacheco, António Rebelo, Carlota Miranda, Claudino Romeiro, Dulce Couceiro, Fátima Bogalho, Fátima Sales, Fausto Sanches Martins, Fernando Florêncio, Fernando Regateiro, João Fernandes, João Pocinho, Joaquim Santos, José Carlos Belchior SJ, José Eduardo Franco, José Frazão Correia SJ, José Martins Nunes, José Pedro Paiva, José Augusto Bernardes, Karine Paniza, Lourenço Eiró SJ, Manuela Santos, Maria José Pereira, Mariana Cunha, Marta Costa, Milton Pacheco, Noel Golvers, Paulo Morgado, Pedro Ferrão, Pe. Sertório Martins, Sónia Filipe, Thierry Meynard, D. Virgílio Antunes, Virgínia Gomes, Xavier Huang Zhipeng 

Apoio

Universidade de Coimbra
Província Portuguesa da Companhia de Jesus