Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A vida escondida nos solos

Sara Mendes (apoio de Carla Pereira e Fernanda Garcia) - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra

Todos os dias caminhamos sobre o solo, sem nos apercebermos dos minúsculos organismos que ele alberga. Cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais que foram descritas no mundo habitam ou passam grande parte das suas vidas no solo, mas o nosso conhecimento sobre esses organismos é ainda limitado e a maioria deles são demasiado pequenos para serem visíveis a olho nu. Microrganismos, microfauna, mesofauna e macrofauna cruzam-se neste ambiente e estabelecem uma intrincada rede de relações, essenciais na provisão de serviços de ecossistema vitais para o ser humano. Compreender melhor os solos, o seu funcionamento e os organismos que eles albergam e que contribuem para a sua formação e funcionamento, ajuda a preservar os solos e estes serviços.

Com o intuito de sensibilizar as crianças e jovens para a importância da preservação do solo e da sua biodiversidade, foi desenvolvido e adaptado para português "A vida escondida nos solos", um jogo de cartas ao estilo do "jogo da pesca" em que os jogadores são transportados para o fantástico mundo secreto debaixo dos pés, permitindo-lhes descobrir os organismos escondidos que habitam o solo, como vivem e como são estudados. Nesta sessão pretende-se apresentar e contextualizar o jogo de cartas, explorando estratégias de utilização desta ferramenta pedagógica em contexto de sala de aula e ensaiando a jogabilidade prática de "A vida escondida nos solos", uma forma de levar os alunos a aprender a brincar!


Parceria: Centro de Ecologia Funcional , Porto Editora

MAIS INFORMAÇÕES

14H45 - Entrega da documentação aos participantes.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo:preferencialmente professores de Ciências Naturais do segundo ciclo do ensino básico mas aberto a professores desta área de qualquer nível.

Eventos relacionados


CHÁ DAS TRÊS
14 de Maio a 26 de Novembro, 2016