Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O DIA MAIS CURTO

Pelo terceiro ano consecutivo, O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal. Em 2015, a iniciativa estende-se a todo o mês de dezembro com sessões de curtas-metragens para toda a família em várias cidades do país.
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto. Em Portugal, o evento é organizado, uma vez mais, pela Agência da Curta Metragem.
Em dezembro, várias cidades portuguesas vão exibir sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, consagrando a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção.

O Dia Mais Curto é a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país.

SESSÃO CURTINHAS

Destinado a toda a família, este programa é uma proposta da Casa da Animação (em parceria com o Festival de Cinema de Estugarda) e inclui um conjunto de animações onde a educação pela imagem se encontra de braço dado com a diversão!

O CANTO DOS 4 CAMINHOS
Nuno Amorim, Portugal, 2014, ANI, 11'

Desde o dia em que um belo pássaro se zangou com Tião, o guarda de um campo de milho, o silêncio envolveu o campo. Tião procura agora reaver o canto perdido daquela ave.

É Outono, no final do ramo está uma folha amarela. Um pequeno pássaro vai regá-la mas um esquilo rouba-lhe o regador. O pássaro vai atrás do ladrão e começa uma perseguição emocionante pela floresta. Mas por trás das árvores, uma raposa espera a sua vez.

TRÊS REIS – PASTORAL

(TRZEJ KRÓLOWIE)
Anna Blaszczyk, Polónia, 2014, ANI, 8’ 09”

Baseado num conto de Natal polaco de 1843. Com imagens coloridas, o filme relata a viagem atribulada de três reis, o ingénuo Gaspar, o envergonhado Melchior e o tímido Baltazar, que seguem a luz da estrela.

OS DOIS AMIGOS
(DEUX AMIX)
Natalia Chernysheva, França, 2014, ANI, 4’ 02”

Uma lagarta e um girino tornam-se amigos à medida que crescem e evoluem nos seus habitats. Um dia a mudança é de tal ordem que deixam de se reconhecer.

O COELHO KUNG FU E O E.T. QUERIDINHO
Zhiyong Li, China, 2014, ANI, 8’ 13”

Um micro E.T. invade a casa de Vincent, e tira fotos de tudo o que gosta. Ele tem poderes especiais e consegue mover os objetos sem tocá-los. Torna-se amigo do Coelho Kung Fu. Será que o E.T. consegue voltar para casa em segurança?

UM, DOIS, TRÊS
(ONE, TWO, THREE)
Yulia Aronova, França, 2014, ANI, 7’

Está é a história de uma árvore, uma árvore única. Um dia, salta para um par de botas e parte, convidando todos aqueles que encontra a seguirem-na. A vida aborrecida de todos os dias desaparece à medida que todos escapam e dançam alegremente.

O GATO DO SIMON EM TEMPOS LOUCOS

(SIMON’S CAT IN THE CRAZY TIME)
Simon Tofield, Reino Unido, 2014, ANI, 1’ 44”

O gato do Simon está a dar em louco e desata numa desenfreada perseguição por toda a casa.

O PRÍNCIPE KI‐KI‐DO:
O MONSTRO DO PÂNTANO
(PRINC KI-KI-DO, POSAST IZ MOCVIRJA)
Grega Mastnak, Eslovénia, 2014, ANI, 4’ 12”

Os habitantes do pântano são corridos de sua casa pelos uivos de um terrível monstro. Procuram socorro e abrigo na torre do príncipe Ki-Ki-Do e os seus fiéis amigos Tine e Bine voam destemidamente até ao pântano para confrontarem o monstro.

A BICICLETA DO ELEFANTE

(LE VÉLO DE L’ÉLÉPHANT)
Olesya Schukina França, 2014, ANI, 8’42”

Um elefante vive numa cidade, entre as pessoas e trabalha como varredor. Um dia, ao olhar para um grande anúncio vê uma bicicleta que parece ideal para ele. E neste momento a sua vida muda.

MAIS INFORMAÇÕES

Bilhetes: 2 euros
ESCOLAS:  15, 16, 17 e 18 de dezembro | 10H00, 11H00, 14H00, 15H00
FAMÍLIAS: 20 de dezembro | 10H00, 11H00, 12H00, 14H00, 15H00, 16H00, 17H00