Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NAS NOVAS METAS CURRICULARES DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO” - 3ª Edição

O Núcleo de Educação e Divulgação de Evolução da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE) organiza a terceira edição de um workshop destinado a professores de Biologia e Ciências da Natureza. Este workshop tem como ponto de partida as novas metas curriculares dos 8º e 9º anos, que abrem agora espaço para um enquadramento evolutivo de temas como a conservação da natureza ou a diversidade humana.

O workshop está organizado em dois módulos: de manhã a ênfase estará nos mecanismos evolutivos e na forma como estes podem ser trabalhados no 8º ano; de tarde explorar-se-á a cor da pele como característica importante para a promoção do conhecimento sobre as implicações da evolução na saúde humana, enquadrando-a nos temas abordados no 9º ano.

Módulo I: Mecanismos evolutivos

Evolução é um conceito central da Biologia, sendo fundamental para compreender o meio que nos rodeia e as origens da espécie humana. Mas a teoria evolutiva tem aplicações muito mais vastas no nosso dia-a-dia e nosso bem-estar. Neste workshop serão apresentadas e discutidas algumas das aplicações e implicações da teoria evolutiva no nosso dia-a-dia. Tendo por base as novas metas para o oitavo ano, serão apresentadas ainda nesta formação actividades práticas que visam promover a aprendizagem activa sobre Biologia Evolutiva, explorando situações comuns do nosso quotidiano.

PROGRAMA

9H45-10H00 |  Recepção dos participantes

10H00-11H15 | Mecanismos evolutivos: enquadramento nas novas metas curriculares e exemplos de aplicações práticas

11H15-11H45 | Pausa para café

11H45-13h00 | Mecanismos evolutivos: actividades “mão-na-massa”


Módulo II: Evolução da cor da pele

A cor de pele, por ser uma característica visível e com variação geográfica acentuada, tem sido associada a vários tipos de preconceitos e de discriminação ao longo da História e em diversas sociedades. Assim, este tema é em geral pouco abordado em sala de aula. No entanto, a cor da pele é uma característica que evoluiu sob a influência da selecção natural, tendo importantes implicações na saúde das pessoas que podem e devem ser exploradas em contexto de sala de aula. Durante este workshop será apresentada uma actividade que visa explorar a temática da cor da pele, a sua evolução, consequências para a saúde individual e suas implicações nos cuidados que cada pessoa deve ter no seu dia-a-dia, enquadrada nas novas metas do nono ano.

PROGRAMA

14H15-14H30: Recepção dos participantes

14H40-15h45: Cor da pele: diversidade, origem,  hereditariedade e evolução

15h45-16h15: Pausa para café

16h15-17h30: Cor da pele: actividades “mão-na-massa”

MAIS INFORMAÇÕES

 Horário:

10H00 - 13H00 (Módulo I) e 14H30 - 17H30 (Módulo II)

Preço:

7,5 euros cada módulo; 10 euros os dois módulos

Inclui: refeição ligeira a meio de cada módulo, certificado de participação e documentação

Data limite para a inscrição: 10 de Maio de 2015.

Cada módulo funcionará com um número mínimo de 15 participantes e máximo de 35.

INSCRIÇÕES: http://tinyurl.com/qdcv5tz

Organização e formação:
Rita Ponce, CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Universidade de Lisboa, e Xana Sá Pinto e Rita Campos, CIBIO/InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado

Esta formação faz parte do programa “Um dia sobre evolução"