Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Distinção para o Gabinete de Física

No passado dia 26 de Agosto, a European Physical Society galardoou o Gabinete de Física da Universidade de Coimbra com o título de 'Sítio histórico da Física'.
Esta distinção é o reconhecimento da importância deste gabinete e da sua colecção de instrumentos científicos para a Física e para a História da Ciência.

O Gabinete de Física foi criado em 1772, no âmbito da reforma de ensino encetada pelo Marquês de Pombal, momento em que, pela primeira vez em Portugal, se introduzem disciplinas científicas nos currículos do ensino superior. Dos 580 objectos da colecção originalmente reunida neste Gabinete (transferida do malogrado Colégio dos Nobres de Lisboa), chegaram aos nossos dias cerca de 200 instrumentos, bem como todo o mobiliário construído de raiz para a albergar. O conjunto constituído pelas duas salas de exposição, o anfiteatro que as antecede e a colecção de instrumentos científicos dos séculos XVIII e XIX, fazem deste Gabinete um espaço único, de valor científico e cultural incontestável. Actualmente possui no seu acervo mais de 3000 objectos que materializam a evolução do ensino da Física na Universidade de Coimbra ao longo de mais de 200 anos.

Para assinalar esta condecoração, irá ser afixada uma placa comemorativa, em data a anunciar  em breve.

Mais informações em: http://www.eps.org/?page=distinction_sites