O Microscópio de Jacob de Castro Sarmento
Microscópio composto oferecido à Universidade de Coimbra em 1731, por Jacob de Castro Sarmento, um médico judeu, português, à data residente em Londres. A oferta destinava-se aos professores de Medicina de Coimbra para as suas observações botânicas e anatómicas. Foi posteriormente incluído no Gabinete de Física, não sabemos exactamente em que data. Sabe-se apenas que estava já incluído no Index Instrumentorum, catálogo datado de 1788, mas escrito, muito provavelmente, em 1782.
O microscópio era guardado num estojo próprio, de madeira com uma pega, o qual possui também a inscrição do número de inventário. Na parede do fundo tem colado um papel com a identificação do construtor,Edmund Culpeper. Na gaveta estão guardadas três objectivas, uma peça de marfim sem identificação e restos do microscópio simples referido no número 351 do Index Instrumentorum. Em Agosto de 2005 foi identificado por Gilberto Pereira um acessório deste microscópio. É uma peça de latão (Inv.Nº FIS.2061), com a forma de uma pá, que se adapta à platina do microscópio. O estojo do microscópio foi uma das peças vendidas no tão falado leilão de 1911. O Professor Mário Silva foi posteriormente encontrá-la nas mãos de Abílio Marques dos Santos, antigo bedel da Faculdade, tendo então regressado ao seu antigo e devido lugar (numa data cerca de 1937).
Este singular instrumento encontra-se em exibição no edifício do Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade e Coimbra.
Microscópio composto e estojo
FIS.0489